Films between 25' a 70' - For Licensing


Apartamento 608 - Coutinho.doc
Direção
Beth Formaggini
Gênero
documentário
Formato
HD
Duração
55’
Ano
2009
Co-produção
Canal Brasil
Sinopse:
Um documentarista em crise diante da sua obra. Eduardo Coutinho visto bem de perto durante a criação do seu filme Edifício Master.
Participação em Festivais:
Festival Dokanema (2009); Mostra Internacional do Filme Etnográfico – RJ (2009); Mostra Comunicurtas- PB (2009) e ForumdocBH (2009).


Apartment 608 – Coutinho.doc - 55'/ 2009 by Beth Formaggini 
Coproduced with Canal Brasil

Synopsis


A documentarian facing a crisis over his work. Eduardo Coutinho is seen from very close during the creation of his film “Edifício Master”.



 
Cidades Invisíveis
Direção
Beth Formaggini
Gênero
documentário
Formato
HDV
Duração
32’
Ano
2009
Co-produção
INEPAC - SEC CULT RJ
Sinopse:
A idéia do documentário Cidades Invisíveis surgiu por ocasião do início dos estudos de tombamento da Vila de Estrela, em Magé. Foi realizado nas ruínas de quatro cidades extintas do Estado do Rio de Janeiro: Santo Antônio de Sá, São João Marcos, Vila de Iguassú e Vila de Estrela. Produzido pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural – Inepac, o filme percorre os vestígios do que um dia foram residências, igrejas, pontes, ruas, e prédios públicos, ouvindo os antigos moradores e seguindo o rastro dos cronistas que por ali passaram, as pegadas daqueles que por ali viveram, amaram, trabalharam e ajudaram a construir uma cultura rica como a nossa. Através destes fragmentos trazemos à vida essas cidades, fazendo ver a importância do tombamento dos bens fluminenses e a luta pela preservação de suas memórias. Ativas entre os séculos XVIII e XX, Santo Antônio de Sá, São João Marcos, Vila de Iguassú e Vila de Estrela, foram importantes no processo de ocupação do solo fluminense, mas desapareceram em meio a crises econômicas, epidemias e ao abandono dos portos depois do advento das estradas de ferro quando deixaram de ser rotas importantes para o comércio entre o interior e a capital. São Joâo Marcos por sua vez foi destombada e demolida para dar lugar a uma represa, expulsando seus moradores que ainda hoje recordam com saudade a sua terra natal.


Invisible Cities by Beth Formaggini 32'/2009/doc 
Coproduced with INEPAC- SEC CULT RJ


Synopsis

The idea for Invisible Cities came from the beginning of the research for process of turning Vila Estrela, in Magé, a listed historical landmark. The film was shot in the ruins of four extinct cities in the state of Rio de Janeiro: Santo Antônio de Sá, São João Marcos, Vila de Iguassú and Vila de Estrela. Produced by the State Cultural Heritage Institute – Inepac, the film visits what were once houses, churches, bridges, streets and public buildings, interviewing former residents and following the traces left by the chronicler that had once been there and the steps of the people who had once lived, loved, worked and helped build such a rich culture. Through these fragments, we bring these cities to life, proving the importance of listing them as historical landmarks of the state and of the struggle for the preservation of their memories. Alive between the 18th and the 20th centuries, Santo Antônio de Sá, São João Marcos, Vila de Iguassú and Vila de Estrela were important in the settlement process of the land of Rio de Janeiro, but disappeared in the face of financial crises, epidemics and the abandoning of the ports, after the creation of the railways, when they lost their importance as commercial routes between the countryside and the capital. São João Marcos was demolished for the construction of a dam, and its residents, who were sent away, still remember their hometown with longing.



Invisible Cities is an attempt to reconstruct our political, cultural and affective memory. The history of these ruins is, in some ways, also the history of Brazil, of its political battles, of its moments of economic abundance and decadence, and underscores the importance of recognizing and appreciating the human and identity aspects of out cultural wealth.

Nobreza Popular
Direção
Beth Formaggini
Gênero
documentário
Formato
DVCam
Duração
48’
Ano
2003
Sinopse:
Nobreza Popular é protagonizado pelas mulheres congadeiras da comunidade de Chapada do Norte - Vale do Jequitinhonha - MG, que se divertem durante a Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos. Focaliza seus gestos , cantos e danças os rituais ligados à água quando pedem chuva e outras graças à Virgem do Rosário.
Participação em Festivais:
Menção Honrosa Fórum Doc BH (2005); Exibido no Festival Internacional do Filme Etnográfico RJ e Festival é Tudo Verdade SP e RJ.


Nobreza popular 48'/2003/doc by Beth Formaggini 

Synopsis

Nobreza Popular features the women who dance and sing “congada” in the community of Chapada do Norte - Vale do Jequitinhonha - MG, and enjoy themselves in the Festival of Our Lady of the Rosary of Black People. Centered in the gestures, songs and dances connected to the water, when they ask for rain and other favors of the Virgin of the Rosary.

Awards and Festivals: Awarded at the Fórum Doc BH and presented at the Festival Internacional do Filme Etnográfico RJ and the Festival É Tudo Verdade SP and RJ.


 
Walter.doc
Direção
Beth Formaggini
Gênero
documentário
Formato
DVcam
Duração
56’
Ano
2000
Co-produção
Canal Brasil
Sinopse:
Realizado em três anos, procura flagrar o tempo presente, passado e futuro. Centrado na palavra do cineasta Walter Lima Júnior, revela sua arte de narrar e o entusiasmo pelo seu ofício.
Participação em Festivais:

Festival Internacional Do Filme Etnográfico RJ; Festival É Tudo Verdade SP e RJ e exibido no Canal Brasil. 


Walter.doc by Beth Formaggini 56'/2000/doc, broadcasted by Canal Brasil and 



Synopsis

Produced during three years, the films attempts to capture the present, the past and the future. Centered on the speech of filmmaker Walter Lima Júnior, it reveals his art of narrative and his enthusiasm over his work.

Awards and Festivals:
Screened at the Festival Internacional Do Filme Etnográfico RJ and the Festival É Tudo Verdade SP and RJ.


Travessia na Chapada
Direção
Henri Gervaiseau
Gênero
documentário
Formato
DVcam
Duração
42’
Ano
1999
Sinopse:
Uma viagem pela Chapada do Araripe com o foco nas questões ambientais e culturais.
Participação em Festivais:
Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental - Goiás (2000).


Travessia da Chapada, by Henri Gervaiseau 42:16'/1999/doc

Synopsis

A voyage through the Chapada do Araripe, focused on its environmental and cultural issues.

Awards and Festivals:
Festival Internacional De Cinema E Vídeo Ambiental, Goiás 2000.


Terra Prometida
Direção
Henri Gervaiseau
Gênero
documentário
Formato
DVcam
Duração
52’
Ano
1999
Sinopse:
A região da Chapada do Araripe, situada na fronteira entre Ceará, Pernambuco e Piauí, é o cenário de tradições orais e mitologia dos índios Cariri. O trabalho desenvolvido pela organização não-governamental Fundação Casa Grande/Memorial do Homem do Cariri tem por objetivo a descoberta, a valorização e a difusão do rico patrimônio arqueológico, mitológico e cultural da região a partir da intensa participação de crianças e adolescentes da comunidade, em sua maioria pobres ou de origem modesta.
Participação em Festivais:
Festival Internacional do Filme Etnográfico RJ (1999) e Prêmio Margarida de Prata (2000).


Terra Prometida by Henri Gervaiseau 52'/ 1999/doc

Synopsis
The Chapada do Araripe region, located in the frontier between the states of Ceará, Pernambuco and Piauí, is the setting for oral traditions and mythologies of the Cariri Indians. The work developed by the nongovernmental organization Fundação Casa Grande/Memorial do Homem do Cariri aims at discovering, appreciating and publicizing the rich archeological, mythological and cultural heritage of the region through a strong participation of children and teenagers of the community, most of which come from poor or modest families.



Awards and Festivals:
Festival Internacional Do Filme Etnográfico RJ 1999; Margarida De Prata Award  2000.


Tem que ser Baiano?
Direção
Henri Gervaiseau
Gênero
documentário
Formato
DVcam
Duração
42’
Ano
1993
Sinopse:
O vídeo mescla sequências de entrevistas e imagens do passado e do presente da comunidade nordestina em São Paulo. Depoimentos de migrantes nordestinos anônimos e famosos, como Lula e Luiza Erundina, misturam-se com entrevistas de habitantes da metrópole e de políticos paulistas conservadores. Completam esse painel discursos de políticos dos anos 30, manchetes de jornais, fotografias, músicas, vídeos e filmes.
Participação em Festivais:
Melhor Documentário Rio Cine (1994); Prêmio Especial do Júri na Jornada internacional da Bahia (1994); Menção Honrosa Guarnicê Maranhão; Menção Honrosa Tam Tam Vídeo Itália (1994); Festival de Leipzig (1994) e exibido na Tv Bandeirantes, Tv Gazeta e Tv Futura.


Tem que ser Baiano? by Henri Gervaiseau, 42'/1993/doc

Synopsis



The video mixes interviews with images of the past and the present of the community of northeastern immigrants in São Paulo. Testimonies by anonymous and famous immigrants, such as Lula and Luiza Erundina, intertwine with interviews of citizens of the metropolis and conservative politicians. Added to this, are political speeches from the 1930s, newspaper headlines, photos, songs, music videos and films


Awards and Festivals:

Brazil best documentary Rio cine 1994, special jury award at the Jornada internacional da Bahia; 1994, honorable mention at the Guarnicê Maranhão; honorable mention at the Tam Tam Vídeo Itália 1994, Leipzig Festival 1994, broadcasted by Tv Bandeirantes, Tv Gazeta and Tv Futura.

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