Feature Films - For Licensing


Pastor Cláudio

Gênero: Documentário
Formato: HD


Sinopse Breve

Uma conversa entre um psicólogo deleuziano que trabalha com direitos humanos e um assassino que incinerou os corpos dos desaparecidos durante a ditadura.


Storyline

A conversation between a deleuzian psychologist and human rights activist and a murderer who used to incinerate the bodies of those who stood against the Brazilian dictatorship.


Brasil / Brazil, 80’
Diretor  /  Director
BETH FORMAGGINI
Produtor  /  Producer
BETH FORMAGGINI
Produtora / Production Company
4Ventos
Língua  /  Language
Português / Portuguese

Estreia Prevista / Estimated Exhibition Date
Abril 31, 2017


Quando eu tinha 12 anos iniciou-se uma ditadura militar, civil e empresarial instaurando 20 anos de medo e de resistência.
Ela gerou em mim e nos meus contemporâneos uma aversão extrema à violência e ao autoritarismo. Mas o que ocorre em Radar é algo totalmente inesperado. Fui enfrentar ao que claramente para mim era meu inimigo. O que me passou e que acho que poderá passar com o público é surpreendente. Nos damos conta que o monstro também é uma pessoa como nós. Esperva ver um monstro com chifres e rabo e encontrei uma pessoa e este fato nos faz pensar na banalidade do mal.
A violência dos homens e do estado continua a nos assombrar até hoje no Brasil e no mundo onde a vida não vale mais nada. Radar nos faz viver uma experiência aterradora pois nos põe um espelho diante dos olhos.

O documentário é uma visita aos porões da ditadura militar guiada pelo pastor Claudio Guerra ex-delegado da polícia civil e ex-membro do Esquadrão da Morte que, protegido pela impunidade da Lei da Anistia, revela seus crimes com uma frieza assustadora contando como assassinou e incinerou militantes que se opunham ao regime militar.
São as confissões de um assassino que trabalhou para o Estado brasileiro escondendo as marcas dos crimes da ditadura com tecnologias de desaparecimento dos corpos que lembram as câmaras de gás nazistas. Claudio nos leva à Usina de Cambahiba em Campos/RJ  e mostra os fornos onde desaparecia com os militantes.
Claudio participou do chamado grupo “do porão” tendo atuado em muitas ações após a abertura política como, por exemplo, no Atentado ao Riocentro. Conta ainda como depois da anistia enriqueceu atuando na segurança pública e privada replicando os métodos do passado.
Fala de sua conversão para a Igreja evangélica e de como decidiu confessar seus crimes passando a ser odiado pela esquerda e pela direita.
Com este filme decidi enfrentar o que para mim era claramente o inimigo. Para isto encontrei um dispositivo forte que permitisse que ele se encontrasse com sua própria historia. Lhe propus uma conversa com um psicólogo durante a qual projetava imagens de arquivos da Comissão da Verdade, fotos de jornais, notícias e filmes relativos à sua trajetória.
Este jogo de cena que Claudio concorda em jogar conosco nos permite não só reconstruir a historia mas também ver:
A vinculação de Claudio com a violência de estado proticada na ditadura militar.
A precisao de suas lembranças.
A aceitação de sua culpa.
Mas também a sua frieza aterradora.
O filme nos faz sentir que este terror faz parte de nossa vida cotidiana dentro de uma total normalidade.

Jean Louis Comoli nos ensina que se você quiser filmar o inimigo deve trazê-lo para dentro do seu filme. Nossa ideia de fazer um filme baseado numa conversa de Claudio com um psicólogo clínico deleuziano, que atende pessoas afetadas pela violência do estado foi uma tentativa de estabelecer com o personagem um diálogo sem julgamento prévio e de acolhê-lo para que se sentisse à vontade para contar a sua experiência e falar das suas  motivações.
A ideia foi criar um acontecimento verbal provocado pela interação dos dois e por projeções no estúdio e sobre o corpo de Cláudio de filmes e fotos com quem ele interagiu detonando lembranças e sensações. Estes procedimentos trouxeram à tona memórias e reflexões sobre a banalidade do mal e seus desdobramentos.
O momento fílmico é o que importa, o jogo de cena que é jogado naquele “tempo presente” de interação de Claudio com o psicólogo e com as imagens projetadas.



Xingu Cariri Caruaru Carioca

Festival IN-EDIT BRASIL 2016 
PREMIAÇÃO do JÚRI OFICIAL 
MELHOR DOCUMENTÁRIO




Sinopse:

No documentário Xingu Cariri Caruaru Carioca o encontro é nosso ponto de partida. A troca entre as chamadas “culturas populares” e a “cultura pop”. Músicos que se reúnem para conversar e tocar junto sons tradicionais e contemporâneos que se complementam mostrando que tudo está sempre em movimento e que o patrimônio cultural não é constituído de coisas passadas. É o registro presente de nossa capacidade criativa, sempre em transformação, dos nossos modos de ser e de fazer.

Carlos Malta vai buscar as suas origens musicais, procurando não só compreender as raízes das flautas, mas também as suas transformações, o seu contexto e as suas interdependências.

O filme
V​isita à aldeia Ipatse Kuikuro onde se encontram as origens do sopro no Brasil e a interação de Carlos Malta com flautistas Indígenas do Alto Xingu-MT.
Malta encontra os flautistas tradicionais de Pernambuco, Ceará e Paraíba conversando e trocando sonoridades com João do Pife, Marcos do Pife e com a Banda Dois Irmãos, em Caruaru-PE que se juntou à banda  Zé do Estado e a Edmilson do P​ife num cortejo pela Feira de Caruaru.
​ ​
Malta homenageia ​Dona Isabel Marques da Silva, “Zabé da Loca junto com as bandas rurais do “Cariri paraibano”. Ela recebe Malta e Ch​au do Pife em seu terreiro ​no assentamento Santa Catarina, município de Monteiro, sertão da Paraíba, num forró que reúne as bandas da região Mané de Joana, Pife Perfumado e João de Amélia.
​ ​
No Crato,  Malta participa de uma terreirada com os I​rmãos Aniceto e de um show com sua banda Pife Muderno.

O documentário deságua no Rio de Janeiro n​o som do pífano urbano. Pra encerrar o pifedoc XINGU CARIRI CARUARU CARIOCA realizamos​ com Carlos Malta a Epifania Xingu, Cariri, Caruaru, Carioca​, num cortejo que foi da Praça São Salvador até a foz do Rio Carioca no Flamengo com o Pife Muderno e músicos que foram se agregando `a celebração.

https://www.facebook.com/XINGUCARIRICARUARUCARIOCA

Xingu Cariri Caruaru Carioca will promote an encounter between worlds that are both distinct and confluent. Musician and flute player Carlos Malta will search for the origins of the pife and the mutual dependencies it shares with contemporary music.


Paixão e Virtude





Direção
Ricardo Miranda
Gênero
Ficção
Formato
HD
Duração
72’
Ano
2014 

Apresentação 
O filme retrata a conturbada relação entre Mazza (Rose Abdallah) e Ernesto (Paulo Azevedo) e o desenvolvimento trágico desse encontro extraconjugal. “Temas como a exacerbação sexual feminina e sua histeria, a visão irônica e pessimista da humanidade, entre outros tão presentes na obra de Flaubert, estão em função do exercício criativo sobre o papel do narrador, figura central na Trilogia Inquietante Estranheza, que extrapola o relato folhetinesco ao narrar a si mesmo no desenrolar das situações”, comenta o diretor e roteirista.
E completa: “É um filme que transita pelos caminhos de ‘Djalioh’ (2011): um ‘livre escrever de imagens’, sem assumir uma época ou lugar específicos, do conto ‘Passion et Vertu ‐ Conte Philosophique’, de Gustave Flaubert, escrito em dezembro de 1837, quando ele ainda tinha 16 anos”.
No elenco central, ainda estão Helena Ignez (Gustave Flaubert), Bárbara Vida (Duplo Ernesto), Octávio III (Marido de Mazza), Mariana Fausto (Duplo Marido de Mazza) e Cátia Costa (Escrava). A equipe ainda conta com o diretor de fotografia Antônio Luiz Mendes, a montadora Joana Collier e a roteirista Clarissa Ramalho, que assina a livre adaptação com Ricardo Miranda.

Sinopse:
Mazza, uma aristocrata de meia idade, mantém um relacionamento frio e histérico, com seu marido – um rico banqueiro, a quem ela rejeita, por não se permitir sentir prazer. Porém, tudo se transforma, quando ela conhece o químico, Ernesto. A sedução se torna um desafio, os momentos de carícias são cada vez mais envolventes e, ao mesmo tempo, o horror se instala. A relação Mazza/Ernesto fica intensa e agressiva. O amor se torna destruidor e o tesão exacerbado de Mazza, apavora o químico que foge para uma fazenda de escravos no Brasil. Mazza transforma a vida em um caos. Perversão e perversidade a engolem e a devoram.

Passion and Virtue 72'/ 2014/fiction by Ricardo Miranda

Sinopsys

“Passion and Virtue” is an adaptation based on Gustave Flaubert’s Passion et Vertu which tells the story of Mazza, a married middle-aged woman who is acquainted with Ernest, a charming young chemist, whose biggest amusement is to seduce married women. They maintain an intense relationship, however, in face of her dangerous and brutal behavior, Ernest fears for his reputation. He leaves her by accepting a proposal to work in Brazil but she decides to follow him. Still she had to get rid of her family. After killing her last child, she receives a letter with information of Ernest's recent marriage to a rich farmer's daughter. Devastated by his words, she kills herself.


Djalioh


 

Direção
Ricardo Miranda
Gênero
Ficção
Formato
HD
Duração
76’
Ano
2011

Sinopse:
“Djalioh” é um ser estranho. Nascido no Brasil, vai para França aos 16 anos e apresenta- se de maneira não convencional, revelando-se “o idiota da família”. Incompreendido pela sociedade, sofre por amar Adèle, que está de casamento marcado com o primo Paul, pai de criação de Djalioh.
O filme é uma adaptação livre do conto “QuidQuid Volueris – estudos psicológicos”, de Gustave Flaubert, escrito em 1837, quando tinha 16 anos.

Participação em Festivais:
VII Seminário Internacional de Cinema e Audiovisual - Cine Futuro/Salvador-Bahia (2011), do 5o Cine Música - Festival de Cinema de Conservatória, Festival de Tiradentes e da Mostra do filme Livre 2012.


Djalioh 76'/ 2011/fiction by Ricardo Miranda
Synopsis

“Djalioh” is a strange being. Born in Brazil, he moves to France at age 16 and presents himself in an unconventional manner, describing himself as the “family idiot”. Misunderstood by society, he suffers because of his love for Adèle, who has given her hand in marriage to Paul, Djalioh’s foster father.

The film is a free adaptation of the short story “QuidQuid Volueris”, written by Gustave Flaubert in 1837, when he was just 16. “Djalioh” is 76 minutes long. It was recorded in HD format and also features stock footage from Ricardo Miranda’s collection.



Awards and Festivals:

In July 2011, the film participated in the VII Seminário Internacional de Cinema e Audiovisual - Cine Futuro/Salvador-Bahia and was screened at the 5º Cine Música - Festival de Cinema de Conservatória at the Cine Centímetro. Festival de Tiradentes, 2012; Mostra do Filme Livre 2012





Featuring: BARBARA VIDA, MARIANA FAUSTO, OCTÁVIO III.

Guest performances: HELENA IGNEZ, TONICO PEREIRA
Special guest: CÁTIA BASTOS

                                        Memória para uso diário





Direção Beth Formaggini
Gênero
documentário
Formato
HD
Duração
84’
Ano
2007

Sinopse:
Nosso fio condutor é Ivanilda, que durante 31 anos procurou nos arquivos sinais do seu marido desaparecido político. Suas idas e vindas se trançam com as ações de militantes e parentes das vitimas da ditadura e da violência policial dos dias de hoje que vão desvelando outros fios pelas ruas e cemitérios clandestinos do Rio. Eles pertencem ao Grupo Tortura Nunca Mais /RJ e interagem entre a lembrança traumática e o esquecimento no trabalho de trazer à tona a memória de fatos recentes, revelando a seletividade da história oficial e de construir uma memória política. Pensam o passado para que se possam libertar o futuro dos fantasmas que ainda nos perseguem no presente.

Participação em Festivais: Melhor Documentário Júri Popular Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro (2007); Melhor Documentário Júri da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta Metragistas /RJ no Festival Internacional de Cinema do RJ (2007); Seleção Oficial Mostra Internacional de Cinema de SP (2007); Seleção Oficial Mostra Internacional do Filme Etnográfico (2007); Seleção Oficial Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá (2008); Festival de Cinema Comunicurtas de Campina Grande - Paraíba (2007); Vitória CineVideo, (2007); Seleção II Mostra de Cine y Direitos Humanos da América do Sul (2007) exibido no Rio de Janeiro, São Paulo, Brasilia, Belo Horizonte, Belém, Porto Alegre, Recife e Fortaleza; Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano de La Habana, Cuba (2007) e Dokanema Moçambique (2008).


MEMORIES FOR DAILY USE 94'/ 2007/ doc by Beth Formaggini



Executive Production, Script and Direction: Beth Formaggini

Production: 4Ventos and GTNM-RJ

Support: European Union



Synopsis


Our guiding force is Ivanilda, who has searched the government archives for 31 years for a sign of her husband, a political missing person. Her comings and goings intertwine with the actions of activists and parents of the victims of the dictatorship and modern police violence, which unfold other threads in the streets and clandestine cemeteries of Rio de Janeiro. They all belong to the Grupo Tortura Nunca Mais/RJ and interact in this space between their traumatic memories and oblivion, in the struggle to bring into view the memory of recent facts, revealing the selectivity of the official history, and to construct a political memory. They think about the past, so that we may liberate the future from the ghosts that still haunt our present.



Awards and Festivals:
Audience Award for Best Documentary Film - Festival Internacional de Cinema do RJ 2007; Best Documentary Film by the Associação Brasileira de Documentaristas e Curta Metragistas /RJ - Festival Internacional de Cinema do RJ 2007 ; Official Selection - Mostra Internacional de Cinema de SP 2007; Official Selection - Mostra Internacional Do Filme Etnográfico 2007; Official Selection - Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá 2008; Festival de Cinema Comunicurtas de Campina Grande- Paraíba 2007; Vitória CineVideo na UFES, Cine Metropolis, Universidade Federal do Espírito Santo 2007 ; Selection II - Mostra de Cine y Direitos Humanos da América do Sul – 2007, screened in Rio de Janeiro, São Paulo, Brasilia, Belo Horizonte, Belém, Porto Alegre, Recife , Fortaleza; Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano de La Habana, Cuba 2007, Festival de Cinema de Cuiabá 2008.
The film had several screenings followed by debates with the participation of members from the GTNM/RJ and the production team.
In Brazil, it was presented at: Escola Técnica da FIOCRUZ, RJ; Cineclube Aquiry do Núcleo de Produção Digital em Rio Branco, Acre; Cineclube ABDEC at “Casa de Rui Barbosa”, RJ; “Circo Voador”; in the II Jornada de Direito da PuC , at the  Caco in UFRJ; “Curso de Extensão Direitos Humanos em Tela na UERJ, Núcleo de Políticas Publicas para os Direitos Humanos, NPPDH, UFRJ; Cine Teatro do Museu Imperial de Petrópolis, Petrópolis.
And it was presented abroad at: Dockanema – Festival de Documentários de Maputo, Moçambique, Latin American Center, UCLA, Los Angeles, EEUU; Center for Latin American Studies, University of California, Berkeley, EEUU, VI Congreso Internacional de Salud Mental y Derechos Humanos, organized by the Asociación Madres de Plaza de Mayo, Buenos Aires, Argentina, Muestra de "Cine que Piensa", del Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano de La Habana, Cuba.

Etnografia da Amizade - Saraceni
Assista



Direção
Ricardo Miranda
Gênero
documentário
Formato
HD
Duração
71’
Ano
2007
Co- Produção
Canal Brasil

Sinopse:
O seu cinema e as suas idéias merecem a reflexão e a aposta. Paulo César Saraceni investe nas imagens e na afetividade. Seus filmes apostam no que de mais importante podemos jogar – os significados da liberdade. Portanto, vamos rever sua obra e com a mente aberta para a arte, artistas e inventores. Introjetar a vida existente nestas matérias da memória. O filme quer “amorosamente desvelar sentidos e formas para buscar no homem a magia da obra”.


Ethnography of Affection - SARACENI.DOC 71' 2007/ doc by Ricardo Miranda

Coproduced with Canal Brasil 




His cinema and his ideas deserve reflection and belief. Paulo César Saraceni invests in images and affection. His films deal with the most important thing we have to wager – the meanings of liberty. Therefore, we will review his work with an open mind towards art, the artists and the inventors. We will introject the life that exists within these materials of memory. The films aims at “affectionately uncovering meanings and forms in order to search for the magic of the work in the man”.     



Novela na Santa Casa a Promessa de Felicidade



Direção
Cathie Levy
Gênero
documentário
Formato
HD
Duração
100’
Ano
2006
Co- Produção
Abacaris Films e Les Films du Tambour du Soir

Sinopse:
Stendhal escreveu: 'A beleza é a promessa da felicidade'. A frase resume bem o filme de Cathie Levy 'Novela na Santa Casa', um filme sobre sonhos, esperanças dessas mulheres que vão à Enfermeria 38, onde funciona o Serviço de Cirurgia Plástica do Professor Ivo Pitanguy na Santa Casa de Misericórdia: um lugar único no mundo. Lá, a cirurgia estética é acessível a todas as classes sociais e o trabalho é voluntário. A cineasta francesa filmou durante 5 meses, acompanhando o processo, a viagem rumo à cirurgia de 7 personagens. Tudo começa na fila, onde as mulheres esperam pela consulta inicial desde a madrugada. 'Cada uma vai realizar o seu sonho', diz Valéria. 'Se Deus e Pitanguy quiserem', responde sua filha Fernanda. Será? A promessa da felicidade será mantida?


NOVELA NA SANTA CASA – THE PROMISE OF HAPPINESS 100'/ 2006 by Cathie Levy 
Coproduced with Abacaris Films and Les films du Tambour du Soir 



Stendhal wrote: “Beauty is the promise of happiness”. This phrase sums up Cathie Levy’s “Novela na Santa Casa” very well; a film about the hopes and dreams of women who use Prof. Ivo Pitanguy’s Plastic Surgery Services in Santa Casa de Misericórdia, a place like no other in the world. There, aesthetic surgeries are accessible to all social classes and the work is voluntary. The French director shot the film in a period of 5 months, following the whole process experienced by 7 characters on their way to surgery. It all begins with a cue, where women arrive very early to wait for the initial exam. “Each one of us is fulfilling their dream”, says Valeria. “By the grace of God and Pitanguy”, says her daughter, Fernanda. Is that true? Will the promise of happiness be fulfilled?
 

 Em trânsito


Direção
Henri Gervaiseau
Gênero
documentário
Formato
HD
Duração
98’
Ano
2005

Sinopse:
O documentário explora situações do dia-a-dia, no trânsito e no transporte coletivo, envolvendo personagens anônimos que diariamente saem das suas residências - situadas nas zonas Oeste, Leste ou Sul da Região Metropolitana de São Paulo - e se dirigem, para trabalhar no Centro expandido do município.

Participação em Festivais:
Melhor Filme Prêmio Glauber Rocha; Melhor Documentário e Prêmio da OCIC na Jornada da Bahia (2005); Seleção Festival de Gramado (2005); Festival É Tudo Verdade (2006); Fórum.DocBh (2005) e Festival Internacional de SP (2005).


PASSING THROUGH 98'/2005/doc by Henri Gervaiseau 


The films explores the day to day situations, in traffic and in public transportation, involving anonymous characters who leave their homes – located in the West, East and South Zones of the Metropolitan Region of São Paulo – every day and head to work, on the inflated downtown area.



Awards and Festivals:

Best film Glauber Rocha award, best documentary film and OCIC award at the Jornada da Bahia 2005, selection - Festival De Gramado 2005, Festival É Tudo Verdade 2006, Fórum.DocBh 2005 and Festival Internacional de SP 2005. CPB 06004713

Nenhum comentário: