sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

XINGU CARIRI CARUARU CARIOCA

Festival IN-EDIT BRASIL 2016 
PREMIAÇÃO do JÚRI OFICIAL 
MELHOR DOCUMENTÁRIO




Sinopse:

No documentário Xingu Cariri Caruaru Carioca o encontro é nosso ponto de partida. A troca entre as chamadas “culturas populares” e a “cultura pop”. Músicos que se reúnem para conversar e tocar junto sons tradicionais e contemporâneos que se complementam mostrando que tudo está sempre em movimento e que o patrimônio cultural não é constituído de coisas passadas. É o registro presente de nossa capacidade criativa, sempre em transformação, dos nossos modos de ser e de fazer.

Carlos Malta vai buscar as suas origens musicais, procurando não só compreender as raízes das flautas, mas também as suas transformações, o seu contexto e as suas interdependências.

O filme
V​isita `a aldeia Ipatse Kuikuro onde se encontram as origens do sopro no Brasil e a interação de Carlos Malta com flautistas Indígenas do Alto Xingu-MT.
Malta encontra os flautistas tradicionais de Pernambuco, Ceará e Paraíba conversando e trocando sonoridades com João do Pife, Marcos do Pife e com a Banda Dois Irmãos, em Caruaru-PE que se juntou à banda  Zé do Estado e a Edmilson do P​ife num cortejo pela Feira de Caruaru.
​ ​
Malta homenageia ​Dona Isabel Marques da Silva, “Zabé da Loca junto com as bandas rurais do “Cariri paraibano”. Ela recebe Malta e Ch​au do Pife em seu terreiro ​no assentamento Santa Catarina, município de Monteiro, sertão da Paraíba, num forró que reúne as bandas da região Mané de Joana, Pife Perfumado e João de Amélia.
​ ​
No Crato,  Malta participa de uma terreirada com os I​rmãos Aniceto e de um show com sua banda Pife Muderno.

O documentário deságua no Rio de Janeiro n​o som do pífano urbano. Pra encerrar o pifedoc XINGU CARIRI CARUARU CARIOCA realizamos​ com Carlos Malta a Epifania Xingu, Cariri, Caruaru, Carioca​, num cortejo que foi da Praça São Salvador até a foz do Rio Carioca no Flamengo com o Pife Muderno e músicos que foram se agregando `a celebração.

https://www.facebook.com/XINGUCARIRICARUARUCARIOCA


Nenhum comentário: